A CEB Nossa Senhora das Graças comemorou sua Padroeira, em 27 de setembro, saindo em Procissão da Praça do ponto final, do bairro Jardim América, Paróquia São Sebastião, Barra Mansa, cantando, rezando, agradecendo e pedindo graças ao Senhor por intercessão de Maria. Em uma parada da caminhada rezaram para uma família em desespero pelo acidente fatal de seu ente querido. Em outro, em frente à casa de um dos fundadores da CEB, sr Carvalho.
Padre Renê de Oliveira (SVD) presidiu Missa com a participação de jovens e adolescentes. Na meditação ao Evangelho, o padre resgatou a história de Nossa Senhora das Graças e do sentido teológico da devoção a Maria.
“Maria apareceu em momentos de sofrimentos da humanidade, e isto quer dizer que Deus ama tanto a humanidade que a designou para interceder por nós: fazei tudo o que ele vos disser. Todas as aparições de Maria nos revelam que houve sempre um milagre: como a pesca milagrosa pelos pescadores, no rio Paraíba do Sul, ao encontrar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Irmã Catarina Laboré quando viu Nossa Senhora das Graças, recebeu uma medalha para ser difundida como força diante das perseguições que o povo sofria naquele contexto na França e Europa. Ao contemplarmos Maria que ela nos ajude a voltarmos para o Senhor, nos fortaleça e nos dê coragem diante das realidades adversas. São tantas situações que nos afastam do Senhor: violência extrema que nos desafia com assassinatos em nossos bairros. Nossos hábitos saudáveis de nossos cotidianos não são mais seguros para praticarmos, a violência nos impõe uma insegurança, tensões e problemas de enfermidades, depressões e ansiedades. Isto nos afasta de Deus e nos coloca uns contra os outros. A verdade é permanecermos em Jesus Cristo”, ressaltou padre Renê.
No fim da Missa, padre Renê deu a Benção das Crianças e rezou a Oração a Nossa Senhora das Graças, seguido de aspersão de Água Benta no povo. No salão comunitário teve lanche para todos.
Vagner Mattos