PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
CEB Nossa Senhora da Conceição celebra Missa na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, no bairro Km 4: “Deus olhou para a humildade de sua serva”

A CEB Nossa Senhora da Conceição, bairro Km 4, Paróquia São Sebastião, Barra Mansa celebrou Missa no dia de Nossa Senhora da Glória, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, em 15 de agosto, presidida pelo padre Renê de Oliveira (SVD). Na meditação ao Evangelho, o padre explicou o que significa o Dogma da Assunção de Nossa Senhora.

“Nossa Senhora foi assunta ao céu, mas não encontramos esta afirmação na bíblia. De onde vem esta tradição da Igreja? Esta afirmação se deu próximo de nós, em 1950, com o Papa Pio XII, que proclamou o Dogma da Assunção de Nossa Senhora. O que diz o Papa: `a sempre virgem Maria depois de cumprir sua vida na terra ela é levada a glória do céu, de corpo e alma por Nosso Senhor Jesus Cristo´. Precisamos entender que as questões da fé não passam necessariamente ou em primeira mão, ou única e exclusivamente pela afirmação da ciência e da razão. Isto é importante em outra esfera para compreendermos a realidade e agirmos para melhora-la. A fé não passa por esta comprovação. A fé é um dom Deus dado a nós e ponto final. Qual era o contexto social e político dos cristãos em 1950? O mundo estava há apenas cinco anos, pós a 2ª Guerra Mundial. O homem desenvolveu a tecnologia e descobriu que era capaz de destruir o mundo com apenas um apertar de um botão. Mais de 20 milhões de soldados foram mortos, mais de 6 milhões de pessoas foram vítimas nos campos de concentração: homossexuais, negros, mulheres e tantas outras pessoas humanas. A humanidade ficou destruída, igrejas arrasadas, São Maximiniano Kolbe como preso guerra, se sacrificou, morrendo no lugar de um pai de família no campo de concentração nazista. Muitos padres ficaram neuróticos de guerra, pois não podiam ouvir qualquer barulho ou um estalo. Nesse sentido o que a Igreja fez? Condena, diz que é coisa do satanás. Assim seria muito fácil. O Papa Pio XII vendo essa situação proclamou o Dogma da Assunção. Surge uma grande esperança: Deus vê essa humanidade caída e quer devolver a dignidade como filhos de Deus, provendo justiça e segurança necessária até a hora definitiva de subir para o Reino dos Céus. Maria sobe ao céu de corpo e alma, mas com ela sobe todos os seus filhos e filhas, todos os seus seguidores para o Reino dos Céus, apesar de suas quedas e holocaustos. Na fé em Jesus Cristo superamos o caos e a guerra. Vencer o dragão como diz o Livro do Apocalipse, que é a fome, a falta de trabalho e a frustração dos pais e mães de família por não poderem cuidar de sua família com dignidade, tendo que deixar seus filhos venderem coisas nas ruas para sobreviverem. Nós precisamos nos tornarmos servos, porque precisamos uns dos outros na humildade”, destacou padre Renê.

No fim da Missa, padre Renê conduziu a oração da Ave Maria, aspergiu a assembleia com água Benta e deu a Benção final.

Vagner Mattos