PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
CEB Nossa Senhora Aparecida celebra Missa do Domingo da Santíssima Trindade em Ação de Graças pela reinauguração e reabertura da Capela: “Deus. Pai, Filho e Espírito Santo”

A Missa do Domingo da Santíssima Trindade, da CEB Nossa Senhora Aparecida, bairro Sorte, Paróquia São Sebastião, Barra Mansa, foi presidida pelo padre Renê de Oliveira (SVD), em Ação de Graças pela reinauguração da capela que passou por obras de reconstrução, Diocese de BP V.Redonda. Na meditação ao Evangelho, o padre explicou o que é a Santíssima Trindade ao longo da história da Igreja.

“Deus na sua infinita bondade, compassivo e misericordioso se fez: Família e Trindade Santa, embora não encontremos na bíblia, o termo: Santíssima Trindade. Esta questão, teve seu desenvolvimento, desde os primeiros anos do cristianismo. A Igreja caminha na história. No princípio, o próprio Jesus Cristo era considerado apenas um profeta. A partir do Concílio de Niceia, no ano de 325 DC, houve uma designação do que é a Santíssima Trindade. O Concílio de Constantinopla reafirmou que o Deus que nós acreditamos é: Pai, Filho e Espírito Santo: Santíssima Trindade. O número três, segundo a tradição bíblica tem uma identidade consagrada com o que é Deus. Segundo a antiga Lei, os judeus seguiam os preceitos de ir ao templo três vezes: na Festa das Tendas, Festa da Páscoa e Festa de Pentecostes. Eles eram obrigados a cumprir esse rito. Na compreensão da bíblia dos judeus os textos eram divididos em: os escritos históricos, Pentateuco, Sapienciais, Eclesiastes e os Livros Proféticos. Para os judeus fazer a mesma coisa três vezes é buscar ser cristão. Inclusive o anjo apareceu a Abrão três vezes. Nós que somos herdeiros de Cristo, aparece no Evangelho de João, referência a trindade. Jesus diz: Eu e o Pai somos um. Quem vê ao Pai vê a mim. Eu voltarei para junto do Pai. Nesse sentido vai aparecendo a tríade da Santíssima Trindade. Jesus diz: eu voltarei para o Pai, mas não os deixarei sozinhos, enviarei o Espírito Santo. O importante é nós vivermos a graça da Santíssima Trindade a partir do nosso batismo. Temos a identidade de filhos de Deus Pai, irmãos de Jesus Cristo, consagrados e iluminados pelo Espirito Santo, constituímos a Igreja de Jesus Cristo pela graça do Batismo. Isto nos dá uma Identidade Espiritual. Deus não nos abandonou, não nos deixou ao leu. Ele é o Deus do céu e da terra, que tirou o povo do Egito, da escravidão, mandou o maná. Deus é comunidade de fé: Pai, filho e Espirito Santo”, destacou padre Renê.

No fim da Missa, crianças receberam o Rito da Unção Pré e Pós Batismal, e catequizandos coroaram Nossa Senhora Aparecida.

 

Vagner Mattos