PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
CEB Nossa Senhora Aparecida, bairro Boa Sorte, Barra Mansa celebra Padroeira com Procissão e Missa: “Negra Mariama chama pra lutar, em nossos movimentos sem desanimar”

A Festa da Padroeira da CEB Nossa Senhora Aparecida, bairro Boa Sorte, Barra Mansa, foi aberta, em 12 de outubro com Procissão de dois quilômetros, tendo a presença do padre Renê de Oliveira (SVD) e das comunidades eclesiais de base da Paróquia São Sebastião, Barra Mansa, Diocese de BP V.Redonda.

A procissão teve momentos de reflexão sobre o Meio Ambiente, próximo ao rio Barra Mansa; a Saúde Pública em frente ao Posto de Saúde; em relação à Educação Pública, ao lado da Escola Municipal Humberto Quinto; e encerrando sobre a questão da Violência Urbana.

Na chegada, padre Renê de Oliveira (SVD) presidiu Missa e comentou na meditação ao Evangelho sobre a pureza da Mãe Negra, Nossa Senhora Aparecida, mãe de todos os brasileiros e de todas as nacionalidades.

“Nossa Senhora Aparecida protege todo o povo brasileiro, toda nação brasileira, como mãe. E mãe Negra, mãe de pessoas trabalhadoras. Ele apareceu primeiramente a três pobres pescadores em um pesca milagrosa. Ela saciou e sacia. Nossa Senhora Aparecida é a mãe que acolhe todos, de todas as nacionalidades, de povos refugiados, de pessoas primeiramente escravizadas, arrancadas cruelmente de suas famílias e seus países. Somos acolhidos por ela, apesar de nossas diferenças culturais, regionais e étnicas. Um povo e uma única nação protegido por Nossa Senhora Aparecida. Nossa realidade é marcada pelas perseguições, guerras, rivalidades que atentam contra a nossa vida, conforme a 2ª leitura de hoje do Livro do Apocalípse, em que relata a maldade do dragão que vem para atrapalhar, amedrontar e impor sua violência como a morte de nossos jovens, que tomam conta de todas as nossas periferias e cidades. Não são novas estas situações, mas aumentaram o grau de letalidade. Não nos tornemos insensíveis, achando que não vai nos atingir. A qualquer hora poderá bater a nossa porta. São tantas guerras como a guerra da Ucrânia e de todo o Oriente Médio, sendo devastado por bombas que ceifam famílias indefesas e inocentes. Tudo por causa do poder, da ganância e do monopólio atômico armamentista. Nossa Senhora Aparecida, é nossa Maria, a grande mãe Mariama que disse: fazei tudo o que ele vos disser, que quer dizer: façamos a vontade de Deus e não a vontade dos homens. Deus sempre vence. Sempre vencerá qualquer situação de morte”, ressaltou padre Renê.

 

Vagner Mattos