PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
CEB Bom Jesus celebra Missa na Festa da Exaltação da Santa Cruz, no Monte Cristo: “É necessário que o Filho do Homem seja levantado”

A Missa da Festa da Exaltação da Santa Cruz, em 14 de setembro, na CEB Bom Jesus, bairro Monte Cristo, Paróquia São Sebastião, Barra Mansa, foi presidida pelo padre Ozanan Carrara (SVD). Na meditação ao Evangelho, o padre explicou o sentido teológico do sacrifício da Cruz, em que Cristo foi martirizado.

“A cruz era considerada uma loucura para os pagãos, porque ninguém queria morrer desse jeito. Jesus presenciou o sacrifício da cruz em sua infância, pois era o pior castigado dos romanos, uma humilhação total. Jesus também se apavorou diante da cruz e disse: Pai afasta de mim esse cálice. A cruz tornou-se o símbolo da redenção em Cristo. Estamos vivendo uma fase mundial ruim em todos os países, especialmente no Afeganistão, depois do ataque terrorista de 11 de setembro, nos Estados Unidos que completou 20 anos. Muitos inocentes morreram e continuam morrendo por vingança dos EUA. A lógica humana é perversa e Jesus advertiu seus apóstolos, dizendo que por este caminho ele não tomaria, da vingança e da morte. Recente pesquisa com os jovens revelaram que 48% deles não acreditam mais na formação da família ou ter filhos. É uma tristeza essa constatação. Quem são os responsáveis pela cruz? Somos nós que quando insistimos em não construir o Reino de Deus, conforme Jesus nos orientou. Por que a cruz? Os discípulos de Jesus também não queriam. Nós também, queremos um catolicismo de milagres. Deus não age desta maneira. Ele nos deu toda a liberdade para agir. A vitória em Cristo veio apesar da cruz. Deus não age resolvendo todos nossos problemas, mas ele ajuda a gente a enfrentar os problemas. O povo no deserto quis retroceder porque estava passando fome e sem água. Se revoltaram contra Moisés. Deus deixa a gente sofrer as consequências de nossas opções erradas para que a gente aprenda a lição. Diante da cruz, temos que estar dispostos a enfrenta-la para compreendermos o projeto de Deus que caminha com a gente. Ele não nos abandona diante dos problemas que nós mesmos criamos”, salientou padre Ozanan.

No fim da Missa, o casal Neusa e Sebastião foram homenageados pelos 46 anos de casados com momento de Benção e oração, conduzidos pelo padre Ozanan.

Vagner Mattos