PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Última Missa do 23º Domingo do Tempo Comum, na Matriz de São Sebastião: “Se não advertires o ímpio, eu te pedirei contas da sua morte”

A última Missa do 23º Domingo do Tempo Comum, não presencial, na Matriz de São Sebastião, Barra Mansa, em 6 de setembro, foi presidida pelo padre Luis (SVD). Na meditação ao Evangelho, padre Luis comentou sobre a vivência dialogal constante.

 

- Começou o Mês da Bíblia. A melhor homenagem que podemos fazer à palavra de Deus é acolhê-la. É procurar vivê-la na vida a cada dia. A bíblia não se vive em apenas um dia, mas sempre, e como uma luz para nossas respostas da vida. É a palavra de Deus que nos fortalece, porque Deus não abandona aquele que o segue. Deus nos apoia em todas as situações. Precisamos lembrar de Deus nas alegrias e tristezas. Na primeira leitura da profecia de Ezequiel foi destacado o serviço do sentinela, aquele que vigia a casa de Israel. Sentinela é o guarda atento que vigia e anuncia, quando o perigo aparece. Somos também vigias uns dos outros para a responsabilidade com os nossos irmãos. Estamos todos no mesmo barco e também podemos afundar todos juntos. O profeta está sempre no meio do povo com a palavra de Deus, avisando ao povo o que deve e não deve fazer. O profeta Ezequiel é o profeta de esperança! O povo estava exilado, sem terra, sem profeta, sem culto e sem nada! O profeta Ezequiel traz uma mensagem de esperança dizendo: Deus continua a amar seu povo e a enviar seus profetas. A bondade de Deus alimenta sempre o seu povo, em todas as circunstâncias da vida. É importante temos a esperança de que Deus não nos abandona. Na Igreja somos responsáveis pelo destino de uns pelos outros, daqueles que se perderam, saíram do caminho do Senhor. Quando uma pessoa se perde temos que fazer de tudo para recuperar essa pessoa! Ontem como hoje, Jesus sempre nos orienta de como agir na correção fraterna e diante da pluralidade de comportamentos pessoais. Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles. Isto quer dizer: se a gente se reunir em nome de Jesus, ele está no meio de nós. Nas comunidades, nós nos reunimos em nome do Senhor? Nós nos reunimos em nome próprio? Pretendemos fazer carreira na Igreja? Apesar de nossas diferenças, e se nos reunimos em nome do Senhor com união, ele está com a gente. Somos sempre irmãos, mesmo se a comunidade for pequena ou grande. Se tudo que fizermos não estiver de acordo, e em nome de Jesus, temos que nos corrigir. Jesus diz que é preciso buscar a correção fraterna e em particular para evitar conflitos desnecessários. Jesus quer que mudemos de vida e busquemos o que realmente vale a pena. Infelizmente, atualmente as pessoas só ficam condenando e julgando umas as outras. Muitas pessoas estão morrendo pela falta de diálogo e escuta uns dos outros. Se rezarmos e pensarmos antes de tomarmos decisões, ele vai nos iluminar. Diante das desgraças é preciso ter calma. Rezemos primeiro, porque este tempo de oração vai nos ajudar a discernir. Evitemos resolver as coisas com a cabeça quente. São Paulo nos ensina o valor da convivência com espírito de mansidão para não sermos atingidos pelo sentimento de vingança ou violência. Com amor, afeto e humildade, podemos salvar muita gente. Que Maria, nossa mãe, nos ajude a agirmos, na fraternidade e carinho - ressaltou padre Luis.

 

No fim da Missa, padre Luis conduziu a Oração a São Sebastião e Ave Maria.

 

Vagner Mattos