PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Última Missa do 21º Domingo do Tempo Comum, na Matriz de São Sebastião: “Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos céus”

A última Missa do 21º Domingo do Tempo Comum, não presencial, em 23 de agosto, na Matriz de São Sebastião, foi presidida pelo padre Francisco Augusto (SVD). A Pastoral do Dízimo Paroquial comemorou 57 anos de fundação, as vocações leigas e os catequistas foram lembrados pelo Mês Vocacional. Na meditação ao Evangelho, padre Francisco destaca a resposta missionária pessoal que todos devemos dar a Deus no mundo.

 

- A Eucaristia é a nossa força e o nosso alimento. Somos chamados a acolher a palavra de Deus em nosso coração para orientar as nossas ações. Na liturgia de hoje, somos chamados a responder: quem é Jesus? Na primeira leitura, o profeta Isaías fala da chave entregue ao rei e a respeito do povo. Ele abrirá e ninguém poderá fechar. Ele fechará e ninguém poderá abrir. No Evangelho, Jesus concede a chave do reino dos céus a Pedro, porque respondeu corretamente a pergunta de Jesus: o que dizes o homem ser o filho do homem? Os discípulos disseram o que já ouviam da população: João Batista; Elias e Jeremias. É fácil a gente falar do que o povo fala. Pedro, cheio do Espírito Santo, revela o que é de Deus e recebe um elogio de Jesus. Foi o Pai do céu que revelou a verdade a Pedro. Nós também somos convidados a lançar esta pergunta para todos ao nosso redor: quem é Jesus para mim? Quem é Jesus para nós? Temos que responder com testemunho quem é Jesus? Assumir seu projeto de vida em nossa vida. Assim compreenderemos cada vez mais o projeto de Deus. Não devemos responder passivamente e a partir do que o outro diz, mas a partir de nossa experiência pessoal. São Paulo diz na segunda leitura de hoje, aos Romanos, que somos chamados a reconhecer o amor profundo de Deus por nós com sua sabedoria total. A Ele devemos render graças. No Evangelho, Pedro carrega a responsabilidade de conduzir a Igreja. Ele é o alicerce que construirá a Igreja e o poder do inferno não poderá destruí-la. Assumamos nossa missão a serviço dos irmãos e da comunidade. Hoje rezamos pelas vocações leigas e pelos catequistas que são responsáveis da formação eclesial de instruir quem é Jesus às crianças e aos jovens. Agradecemos a todos, leigos e leigas, por testemunharem Jesus na prática, a doarem tempo para a Igreja, mesmo diante de tantos desafios. Que Maria nos ajude a trabalharmos juntos na construção do Reino de Deus. Que possamos fazer a experiência de serviço e compromisso de Cristo - ressaltou padre Francisco.

 

No fim da Missa, padre Francisco conduziu a Oração ao Dizimista, a São Sebastião, Ave Maria e deu a bênção final.

 

Vagner Mattos