PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Última Missa do 17º Domingo do Tempo Comum, na Matriz de São Sebastião: “O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar”

A última Missa do 17º Domingo do Tempo Comum, não presencial, na Matriz de São Sebastião, Dia da Padroeira da Diocese de Barra do Piraí Volta Redonda, Santana, foi presidida pelo padre Luis (SVD). Na meditação ao Evangelho, padre Luis ressaltou a vida de São Joaquim e Santana como pais de Maria e avós de Jesus.

 

- Celebramos hoje a Festa de Santana, mãe de Nossa Senhora, a virgem Maria, avó de Jesus. Não temos muitos dados biográficos de Santana, mas sabemos que foi descrito algo no Evangelho de São Tiago, escrito no primeiro século, ao qual faz parte dos Santos Evangelhos Canônicos. Joaquim e Ana eram pessoas de fé, casaram-se e foram felizes. Joaquim tinha muitos bens, mas Ana era estéril, e de idade avançada. Conta-se que Joaquim fez oferenda ao Senhor, e certo dia um anjo apareceu a ele e disse que Deus ouviu suas preces e que as atenderia. Ana encontrou-se com Joaquim no templo e fizeram suas promessas. Ao voltar para casa, ela percebeu que estava grávida. Conta-se que no dia 8 de setembro do ano 20 (antes de Cristo), nasceu sua filha, Maria de Nazaré. Santana consagrou Maria ao Senhor e a levou ao templo. Joaquim e Ana rezavam muito e nunca abandonaram a fé, pois um dia conseguiram dar a luz. Santana é também a Padroeira das mulheres que não conseguem engravidar. Que Santana proteja e possa interceder por todas as mulheres que estão com dificuldades de engravidar, porque para Deus nada é impossível! Como avós, Joaquim e Ana tiveram presença importante na vida de Jesus. No Evangelho de hoje, Jesus ensina que a libertação é para todos, mas principalmente para os excluídos e pobres. A salvação é para todos, mas os simples e humildes são preferenciais para Deus - salientou padre Luis.

 

No fim da Missa, padre Luis conduziu a Oração a São Sebastião e Ave Maria.

 

Vagner Mattos