PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Última Missa do 12º Domingo do Tempo Comum, na Matriz de São Sebastião: “Seguir Jesus com confiança, testemunho e fidelidade”

A última Missa do 12º Domingo do Tempo Comum, não presencial, na Matriz de São Sebastião, em 21 de junho, foi presidida pelo padre Ozanan Carrara (SVD). Na meditação ao Evangelho, padre Ozanan comentou sobre as consequências do seguimento profético a Jesus Cristo.

 

- A liturgia do 12º Domingo do Tempo Comum nos convida a refletir as consequências do seguimento a Jesus. Nós também somos convocados a segui-lo, mas podemos pensar que esse seguimento tem a garantia de vida fácil, e que Deus vai nos proteger dos perigos, dos sofrimentos e daquilo que nos desagrada ou nos contraria. As leituras deste domingo nos mostram o contrário: seguir Jesus pode significar algumas vezes deparar-se com a incompreensão, calúnia e perseguição. Na primeira leitura de hoje, ressalta o profeta Jeremias, um dos profetas mais fortes do antigo testamento que sentiu o chamado de Deus desde criança e permaneceu fiel ao chamado procurando corresponder a missão que Deus lhe havia confiado. No entanto, Jeremias experimentou na própria pele as contradições. Por um lado a missão nobre que Deus lhe havia confiado, por outro, as resistências dos homens dos poderes deste mundo que não entendiam o projeto de Deus. Jeremias lamenta por aqueles que torciam para que ele caísse. Eles observavam e esperavam um escorregão da parte dele para denunciá-lo. Apesar das calúnias, ele se mantém inabalável, porque ele tem certeza e confiança de que o Senhor estava com ele e o ajudaria a manter-se firme. Jesus diz quem quiser segui-lo que tome sua cruz! O Evangelho fala da Comunidade de São Mateus que vai se espalhando com as dificuldades e perseguições. A Comunidade de Mateus aprendeu desde cedo a não temer e deixou-se mover pelo espírito da confiança em Deus. Não podemos renegar o projeto de Deus.

 

- No fim da Missa padre Ozanan conduziu a Oração a São Sebastião.

 

Vagner Mattos