PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Última Missa da Solenidade da Assunção de Maria na Matriz de São Sebastião: “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha visitar-me?”

A última Missa da Solenidade da Assunção de Maria, não presencial, em 16 de agosto, na Matriz de São Sebastião, foi presidida pelo padre Luis (SVD). A animação litúrgica foi do Ministério dos Coroinhas São Tarcísio, Paroquial. Na meditação ao Evangelho, padre Luis destacou o canto do Magnificat de Maria e o encontro de Maria e Isabel.

 

- Festejamos hoje a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, a virgem Maria, a mãe de Deus: "A minha alma engrandece o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu salvador." Maria foi elevada ao céu de corpo e alma. Ela é um presente que a terra envia para o céu e o céu nos enviou muitas graças. A primeira graça foi a palavra que ela soube guardar com tanta fidelidade no coração, e fez frutificar em seu profundo silêncio acolhedor. Em seu espaço interior, gerando a vida em seu ventre para os homens, Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, dirigindo-se a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. A presença de Maria fez a alegria transbordar. Isabel disse que logo que a saudação ressoou em seus ouvidos o menino pulou de alegria no ventre. Maria chega e eleva a alegria, apesar de tudo. Hoje em dia parece que esquecemos e que não temos motivos para louvar a Deus. Maria cantou o Magnificat: Minha alma engrandece em Deus meu salvador. O Papa Francisco, ao comentar sobre a Festa da Assunção de Maria, disse que o verbo engrandecer quer dizer: tornar grande, aumentar. Maria engrandeceu o Senhor. Os momentos difíceis e problemas não faltaram em sua vida, mas ela olhou para a presença do Senhor em sua vida. Quantas vezes nós nos deixamos dominar-se pelos problemas. Maria colocou Deus em primeiro lugar. Ela soube que Deus era a primeira grandeza de sua vida. Foi assim que nasceu este canto de alegria do Magnificat em seu coração. Alegria não quer dizer a ausência dos problemas. Quer dizer que apesar dos problemas a gente deve agradecer e sorrir de verdade. Pensamos que para vivermos felizes não podemos mais sofrer, ficarmos doentes, sem dinheiro e passarmos fome. Reclamamos quando estas coisas acontecem ou faltam em nossa vida. Quando ficaremos felizes? Ser feliz não quer dizer viver sem problemas. Ser feliz quer dizer viver apesar dos problemas, e isto Maria soube viver. Temos que lembrar a presença de Deus em nós. Ele olha de cima para os pequenos, a humildade dos pobres. Deus olha para os sofridos. Na sociedade se valoriza aqueles que têm bens materiais. Deus é o todo poderosos. Eleva os pobres - ressaltou padre Luis.

 

No fim da Missa, padre Luis conduziu a oração a São Tarcísio, Padroeiro dos Coroinhas.

 

Vagner Mattos